A medida visa assegurar os recursos financeiros necessários à realização dos trabalhos de conceção e construção da ligação das infraestruturas de água, esgoto e energia para os hospitais gerais do Bengo, Cuanza Norte e Cuanza Sul, refere o despacho datado de 17 de maio, publicado em Diário da República e consultado hoje pela Lusa, assinado por João Lourenço.

O Presidente angolano autoriza a ministra das Finanças a celebrar o acordo-quadro de financiamento com a Luminar Finance Limited em nome e em representação da República de Angola.

A Liminar Finance Limited, empresa com sede em Zurique, Suíça, ligada ao grupo israelita Mitreli, está envolvida no financiamento de vários projetos habitacionais, de água e eletrificação em Angola.

Esta empresa, que se apresenta como "fornecedor líder mundial de soluções de financiamento para países de mercados emergentes", sobretudo da África Subsaariana, faz parte do grupo Menomadin de Haim Taib e apenas financia projetos em países que têm contratos com a Mitreli.

DYAS // ANP

Lusa/Fim