A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra e o MGF.dor – Grupo de Estudos da Dor da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), vai realizar o “Encontros Sobre a Dor”.

O objetivo do evento é, segundo os responsáveis, “proporcionar um espaço de reflexão e aprendizagem sobre a dor, reunindo pessoas que vivenciam esse desafio diariamente, os seus cuidadores, as associações de doentes e ainda profissionais de saúde interessados na área”.

“Soluções Integradas: Investimento na Prevenção e Consciencialização” é um dos temas abordados, com o intuito de se aprofundar o fenómeno da dor, falando sobre questões cruciais como as causas subjacentes, estratégias de prevenção, quando procurar ajuda profissional e como a prescrição social pode ser uma ferramenta no combate à dor.

O ponto alto do evento será uma mini-assembleia de súmula de respostas, onde serão destacadas as conclusões e recomendações que emergiram ao longo do dia. “Estas contribuições têm como fim influenciar políticas de saúde destinadas a melhorar o apoio às pessoas com dor em Portugal.”

Os participantes serão também convidados a ter uma voz ativa num “World Café”, uma sessão interativa onde serão discutidos conhecimentos e estratégias sobre a dor. Durante o evento, vão poder ainda praticar tai-chi adaptado a pessoas com dor e assistir a uma sessão de nutrição saudável com uma nutricionista. “O movimento e a alimentação adequada podem contribuir para o alívio da dor e para a melhoria da qualidade de vida.”

MJG

Notícia relacionada

“A dor crónica é muito mais que neurotransmissores e vias anatómicas”