A homenagem é promovida pelo Consulado Geral de Portugal em Newark e pela Câmara de Serpa em parceria com as comissões locais das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de junho, e os clubes portugueses da região de Nova Jérsia.

Segundo os promotores, no âmbito da homenagem, no sábado, o rancho vai abrir o concerto do Dia de Portugal no principal centro cultural de Nova Jérsia, o New Jersey Performing Arts Center, e atuar junto ao edifício sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque.

O Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São irá também atuar durante as comemorações populares do Dia de Portugal nas cidades de Elizabeth, no domingo, Perth Amboy, no dia 12, e Newark, nos dias 12, 13 e 14.

A homenagem inclui ainda atuações do rancho em "noites alentejanas" no Clube Português de Long Branch, na segunda-feira, e no Sport Clube Português de Newark, na terça-feira.

A homenagem ao cante alentejano é apoiada pela secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, Instituto Camões, Agência de Promoção Turística do Alentejo e por um conjunto de entidades, individualidades e empresas portuguesas, luso-americanas e americanas.

O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi classificado, a 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, no concelho de Serpa, no distrito de Beja, no Alentejo, foi fundado em abril de 1986 e é constituído por 30 elementos, os quais atuam com traje domingueiro ou de casamento que era típico na região nas primeiras décadas do século XX.

LL // MLM

Lusa/Fim