Segundo o coordenador da Feira Internacional do Livro de Maputo (FILM), Camilo da Silva, vão estar presentes no evento a escritora portuguesa Patrícia Reis, Ana Paula Maia, do Brasil, e os angolanos Lopito Feijó e Verónica Aminata Goubel, para integrarem uma mesa redonda sobre tendências da literatura contemporânea.

De Moçambique, vão participar na mesa redonda os escritores Paulina Chiziane, Borges Coelho e Calane da Silva, entre outros, indicou.

A escritora portuguesa participará num diálogo com o escritor Borges Coelho, que contará com a moderação do jornalista moçambicano Belmiro Adamugy.

De acordo com o coordenador da FILM, mais de mil livros de editores e livrarias moçambicanos serão expostos no evento e serão distribuídas senhas a crianças das escolas primárias de Maputo, maioritariamente das áreas dos subúrbios da capital, para a compra de obras.

"A mobilização de crianças para a FILM é uma das formas que encontramos para desmistificar o preconceito de que em África os livros são para a elite", afirmou Camilo da Silva.

Paralelamente, o ambientalista moçambicano Carlos Serra vai realizar uma palestra destinada às crianças sobre conservação ambiental, adiantou Camilo da Silva.

O coordenador da FILM, evento promovido pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo e dedicado ao lema "Fazer do Livro o Instrumento Principal na Educação e Desenvolvimento do Cidadão", referiu que algumas crianças terão também direito a bilhetes para o festival internacional de música Azgo, que se vai realizar em Maputo, como forma de incutir nos mais novos a noção de interdisciplinaridade artística.

PMA // VM

Lusa/Fim