A administração de Donald Trump deteve 20 mil imigrantes ilegais em apenas um mês, segundo dados oficiais divulgados esta quarta-feira.

O número médio de detenções mensais aumentou 627% face à administração de Joe Biden, avançou a secretária do Departamento de Segurança Interna.

Frisou ainda que a administração Trump "salva vidas todos os dias com as suas ações para proteger a fronteira e deportar estrangeiros criminosos", dos quais existem atualmente "centenas de milhares que entraram ilegalmente no país".

A administração de Trump anunciou na terça-feira que vai exigir que os milhões de migrantes indocumentados que vivem nos Estados Unidos se registem e forneçam as impressões digitais.

De acordo com a medida, os migrantes que não cumpram este requisito podem enfrentar um processo criminal com multas e até mesmo pena de prisão.

A decisão, baseada numa lei aprovada durante a Segunda Guerra Mundial, representa um agravamento face aos procedimentos atuais, que classificam a não regularização do estatuto legal como uma infração civil.

Os pais de menores indocumentados com mais de 14 anos também devem registar os menores.

Com Lusa