Luís Neves, diretor da Polícia Judiciária, admitiu, esta quarta-feira, que Fábio Loureiro, mais conhecido como Fábio 'Cigano', o primeiro fugitivo de Vale de Judeus a ser recapturado, no início de outubro, em Marrocos, poderá regressar a Portugal já nos próximos dias.
A SIC confirmou que da parte das autoridades marroquinas o processo está concluído, faltando apenas agilizar os procedimentos para a extradição.
Ainda esta quarta-feira, o responsável pela Polícia Judiciária revelou também que as autoridades portuguesas estão em contacto direto com a polícia italiana, mas frisa que "ainda é cedo" para adiantar mais pormenores sobre a captura de Shergili Farjiani.
Luís Neves explicou que o fugitivo de nacionalidade georgiana não foi capturado em flagrante delito:
"Não há um flagrante delito. Há uma deteção num determinado meio criminal já por nós levantado, que era uma das possibilidades dentro dos países europeus onde os mandados de detenção são válidos."
O diretor da PJ adiantou que esta força policial "tinha a perceção" de que Shergili Farjiani estaria no Sul da Europa, nomeadamente em Espanha, França ou Itália.
Sobre a extradição do recluso para Portugal, Luís Neves não avançou qualquer data, mas clarificou que "o mandado de detenção europeu é mais rápido do que o mandado de detenção internacional relativo ao detido que está em Marrocos".
Condenação de Mário Machado "dá-nos grande conforto"
O diretor da Polícia Judiciário foi ainda questionado sobre acondenação de Mário Machado, que terá de cumprir dois anos e 10 meses de prisão pelos crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência.
Sobre esta matéria, referiu que é "uma decisão do ponto de vista jurídico de investigação criminal e do ponto de vista humano que nos dá grande conforto".
Ministra da Justiça elogia PJ
Ao lado de Luís Neves durante as suas declarações à comunicação social, Rita Alarcão Júdice, ministra da Justiça, também elogiou o trabalho das autoridades e assumiu que nunca duvidou de que os fugitivos fossem recapturados.
Dois fugitivos continuam a monte
A fuga de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho da Azambuja, envolveu cinco reclusos, três deles portugueses já recapturados (Fábio Loureiro, Fernando Ribeiro Ferreira e Shergili Farjiani).
Continuam em fuga um cidadão da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer.
Foram condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por vários crimes, entre os quais tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.