Depois da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria e do Alto Alentejo, a SIC sabe que o Governo demitiu mais um Conselho de Administração. Desta vez, foi o da ULS de Leira, que sai no final do ano. Esta é a terceira demissão em apenas dois dias, mas as mudanças não deverão ficar por aqui.

Segundo a agência Lusa, o novo Conselho de Administração, cujos nomes não foram divulgados, está em condições de iniciar funções já na próxima semana.

Recorde-se que na sexta-feira, o Governo afastou o Conselho de Administração da Unidade Local de saúde do Alto Alentejo, uma substituição já vinha a ser preparada sem que, em algum momento, fosse comunicada ou justificada. Conheceu-se nesse dia, depois de uma reunião, em que Ana Paula Martins não terá sido clara nas explicações.

A SIC sabe que para o lugar de Joaquim Araújo, administrador hospitalar de carreira no cargo desde 2020, avança Miguel Lopes, atual secretário-geral da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

No mesmo dia, a administração da ULS da Lezíria, em funções desde fevereiro, foi informada pela ministra da Saúde e pelo Diretor Executivo do SNS que vão cessar funções no final do ano.

Sem esclarecer o motivo específico para a demissão, o Conselho de Administração deixa explícito numa mensagem de despedida na página da Unidade Local de Saúde da Lezíria que “por decisão do Ministério da Saúde, a jornada chega agora ao fim".

A partir de janeiro, a ULS da Lezíria vai ser liderada por Pedro Marques, do PSD. Teresa Rodrigues assume as funções de diretora clínica dos cuidados hospitalares.

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde fez saber que "procedeu a mudanças em alguns conselhos de administração de ULS de acordo com novas estratégias e abordagens de gestão".

Com Lusa