
A tão aguardada 97.ª cerimónia de entrega dos Óscares realiza-se no próximo dia 2 de março no Dolby Theatre do Ovation Hollywood, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento acontece cerca de dois meses depois dos devastadores incêndios que consumiram grande parte da famosa 'cidade dos anjos'.
Quem será o apresentador deste ano?
A cerimónia será conduzida pelo humorista e apresentador Conan O'Brien. Conhecido pelos talk shows 'Late Night with Conan O'Brien', 'The Tonight Show with Conan O'Brien' e 'Conan', esta será a primeira vez que a estrela de comédia norte-americana irá apresentar os Óscares.
Como já é tradição, os quatro grandes vencedores da edição anterior dos Óscares vão voltar a subir ao palco para apresentar algumas das principais categorias.
Dessa forma, são esperados os atores Cillian Murphy (Melhor Ator em 'Oppenheimer'), Robert Downey Jr. (Melhor Ator Secundário em 'Oppenheimer'), Emma Stone (Melhor Atriz em 'Poor Things') e Da'Vine Joy Randolph (Melhor Atriz Secundária em 'The Holdovers').
De acordo a ABC News, além dos nomeados, outros nomes do cinema também deverão estar presentes como Joe Alwyn, Ana de Armas, Halle Berry, Sterling K. Brown, Penélope Cruz, Willem Dafoe, Lily-Rose Depp, Elle Fanning, Whoopi Goldberg, Selena Gomez, Goldie Hawn, Scarlett Johansson, John Lithgow, Connie Nielsen, Amy Poehler, June Squibb, Ben Stiller, Oprah Winfrey e Bowen Yang.
Onde assistir à cerimónia dos Óscares?
A passadeira vermelha será transmitida em direto, a partir das 23h30 em Portugal continental, pela RTP1. A cerimónia de entrega dos Óscares está marcada para a meia-noite e prolonga-se pela madrugada de segunda-feira, dia 3 de março. A plataforma de streaming Disney+ também vai transmitir o evento da Academia de Cinema norte-americana.
Quem está indicado aos Óscares?
O anúncio das nomeações para a 97.ª cerimónia de entrega dos Óscares foi feito a 23 de janeiro, depois de dois adiamentos devido ao impacto dos incêndios de Los Angeles. A edição deste ano conta com 23 categorias que celebram o melhor do cinema de 2024.
O (polémico) musical francês "Emilia Pérez" lidera a nomeações, estando presente em 13 categorias, incluindo Melhor Filme. Trata-se de um recorde para uma longa-metragem falada maioritariamente noutra língua que não o inglês.
Entre os filmes mais nomeados seguem-se “The Brutalist” e “Wicked”, ambos com 10 nomeações.
Um dos destaques vai para o filme brasileiro “I'm Still Here" (Ainda Estou Aqui”), do realizador Walter Salles: soma três nomeações, incluindo para Melhor Filme. O filme, inspirado numa história real, é também candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional em língua não inglesa. Fernanda Torres está indicada para Melhor Atriz, tornando-se a segunda atriz brasileira nomeada para os Óscares, depois da mãe, Fernanda Montenegro, em 1999.
O que esperar dos Óscares 2025?
À semelhança do que aconteceu em outros eventos - 67ª cerimónia dos Grammy Awards e a 31ª edição dos SAG Awards - também os Óscares deverão prestar homenagem à cidade de Los Angeles, bombeiros e socorristas e todos aqueles que perderam a vida nos incêndios do início do ano.
Esta edição está a ser apontada como uma das mais imprevisíveis de sempre. No ano passado, como recorda o jornal espanhol ABC, o realizador Christopher Nolan dominou em grande parte dos eventos pré-Óscares (Globos de Ouro, BAFTA, Critics' Choice Awards, SAG Awards, etc) até chegar à cerimónia-mãe e vencer em sete categorias.
No entanto, o mesmo não parece acontecer este ano. O favoritismo de Karla Sofía Gascon, protagonista de "Emília Perez", parece ter desaparecido depois da atriz transgénero se ter envolvido em várias polémicas devido a comentários de ódio nas redes sociais, o que leva outros nomes a destacarem-se na corrida à estatueta dourada.