O Hamas já entregou à Cruz Vermelha os corpos de mais quatro reféns israelitas, como era esperado que acontecesse esta noite. Em troca, Israel libertou 600 prisioneiros palestinianos.

Recorde-se que, no domingo, Israel não cumpriu com a libertação dos prisioneiros. As autoridades israelitas cancelaram a libertação à última hora e exigiram o fim das "cerimónias humilhantes" organizadas pelo grupo radical para cada libertação de reféns.

Em resposta, o Hamas acusou Israel de "pôr seriamente em causa todo o acordo de tréguas".

Desde a entrada em vigor do cessar-fogo, a 19 de janeiro, todas as semanas são trocados reféns por prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

No total, 25 reféns israelitas vivos e oito mortos - já a contar com os corpos desta quarta-feira - foram devolvidos a Israel desde o início da trégua.

A três dias do fim da primeira fase do acordo de cessar-fogo, ainda não foram negociados os termos da segunda fase, que deveria pôr termo à guerra.