Formar jovens “mais conscientes e mais responsáveis no consumo e partilha de informação” é um dos grandes objetivos do protocolo de colaboração assinado esta terça-feira entre a Porto Editora e a Impresa (de que o Expresso e SIC fazem parte). A parceria tem a duração de três anos e arranca este mês, a partir do dia 24, com a abertura das inscrições para o concurso “Informar ou Desinformar”.
Dirigido a todos os alunos do ensino básico, secundário e também profissional, o concurso é promovido pela Escola Virtual da Porto Editora, em parceria com o Expresso e a SIC, e desafia os alunos de mais de cinco mil escolas a “desenvolverem o sentido crítico face aos conteúdos que consomem diariamente, a refletirem sobre o valor da verdade na comunicação e no jornalismo e a explorarem soluções inovadoras”, estimulando a sua capacidade de combater a desinformação e contribuir para a construção de uma sociedade “mais informada e justa”.
As inscrições estão abertas até 31 de janeiro do próximo ano e os trabalhos submetidos serão depois sujeitos a votação pública, a realizar entre 17 e 23 de fevereiro. Segue-se depois a avaliação de um júri especializado e os finalistas serão conhecidos no dia 10 de março, com a entrega dos prémios marcada para 26 desse mês, coincidindo com as celebrações da semana internacional do Direito à Verdade.