A Mercedes-Benz vai revelar na próxima primavera um protótipo de uma van de luxo que fará parte da próxima geração de vans elétricas da marca germânica, que vão ter por base a plataforma modular exclusiva para veículos elétricos, Van.EA.

A nova van de luxo será lançada em 2026, e tudo aponta para que venha a ser adicionada à gama Classe V. A marca germanica já anunciou que os primeiros protótipos já estão a realizar testes dinâmicos em vias públicas e que constituem um marco no caminho para reinventar a linha van da Mercedes

Em relação às tecnologias instaladas, as novas vans respondem a uma ampla variedade de requisitos do cliente. Independentemente de serem com tração dianteira ou 4×4, todos os veículos serão equipados com a versão mais recente do Sistema Operacional Mercedes‑Benz (MB.OS), bem como um sistema de carregamento de 800 volts e um carregador CA de 22 kW.

A Mercedes lembrou que que a nova plataforma Van.EA vai permitir uma maior diferenciação entre modelos de luxo e as variantes comerciais. Para a nova van de luxo, é de esperar que o novo modelo venha a apresentar recursos semelhantes aos que a Mercedes oferece nos seus automóveis de passageiros, que incluem a tecnologia de condução autónoma da marca.

Após uma longa viagem de Stuttgart ao Cabo Norte no início de junho de 2024 com um veículo especialmente construído para testar o chassi, o motor elétrico, a bateria e os componentes de alta tensão, os testes atuais estão centrados na interação de todos os componentes do veículo. Para além disso, os protótipos vão ser em breve testados no frio intenso da Suécia, antes da nova Van de luxo da Mercedes ser apresentada na próxima primavera.