A Seat está a comemorar os 25 anos do Leon, modelo que desde o seu lançamento tem liderado o segmento de compactos ao longo de quatro gerações, e que já vendeu mais de 2,5 milhões de unidades em todo o mundo.

Foi no Salão Automóvel de Frankfurt, no dia 1 de outubro de 1999, que a marca espanhola revelou aquele que poderá ser o seu modelo mais importante.

Idealizado e desenvolvido em Martorell, Barcelona, o Leon foi desenhado por Giorgetto Giugiaro, e a primeira geração do popular modelo da Seat fez uma estreia impressionante em 1999, assinalando o regresso da marca ao segmento dos automóveis compactos.

Construído na mesma plataforma do VW Golf IV e do Audi A3, o Leon ao contrário dos seus “primos” alemães só estava disponível com carroçaria de cinco portas. Além disso, foi ainda o primeiro modelo da marca a oferecer tração integral, uma caixa de seis velocidades e até 180 cv de potência.

A segunda geração chegou em 2005, com um design mais arrojado e aerodinâmico, fruto da criatividade de Walter de Silva, que revolucionou um segmento tradicionalmente clássico, introduzindo detalhes como os puxadores das portas traseiras embutidos. Esta geração combinava uma estética marcante, com motores mais eficientes.

O seu sucessor, a terceira geração do Leon, representou um marco na história da marca, definindo um “antes e depois”. A utilização de tecnologia de ponta em sistemas de infoentretenimento, assistência à condução e o facto de ter sido o primeiro automóvel compacto a integrar uma assinatura luminosa com tecnologia Full LED, foram algumas das chaves do seu sucesso.

A quarta geração do Seat Leon é a mais tecnologicamente avançada da história da marca. Conta com cinco tipos diferentes de motorizações, incluindo o e-Hybrid, que na época foi o primeiro híbrido plug-in elétrico da Seat. O compromisso da marca foi ainda mais longe com a mais recente atualização, apresentada para celebrar o 25.º aniversário do modelo. Esta versão inclui um novo motor 1.5 e-Hybrid com 133 km de autonomia elétrica, permite carregamento rápido em apenas 26 minutos e melhora os sistemas de segurança e iluminação, com a introdução de faróis Matrix LED.

Ao lomgo destes 25 anos, o Leon ganhou ainda, para além de prémios, versões desportivas destinadas à competição. Foi o caso da segunda geração do Seat Leon que conquistou títulos consecutivos no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) em 2008 e 2009, tornando-se a primeira marca na história, com um motor diesel, a vencer um título mundial da FIA (Federação Internacional do Automóvel).

Além disso, a popularidade do Leon levou o modelo da Seat ao cinema onde foi estrelas em filmes como 3 Days to Kill e Men in Black: International, ou em séries como Dark e Sherlock.

Ao longo destes 25 anos, o Leon tem sido dum dos modelos mais importantes para a Seat, deixando um legado que continua a abrir caminho para o futuro.