O Sporting foi esta quarta-feira multado em 20 mil euros pelo Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA pelo uso de pirotecnia, por parte dos adeptos, no jogo contra o Arsenal (1-5) para a Liga dos Campeões.

A UEFA sancionou ainda os “leões” com a interdição do setor A14 das bancadas do Estádio José de Alvalade - onde ficam habitualmente elementos da claque Juventude Leonina - no duelo com o Bolonha, referente à última jornada da fase de liga da Champions, agendado para 29 de janeiro.

O Sporting estava na mira da UEFA sobre uma possível interdição parcial de Alvalade desde o jogo contra o Manchester City (4-1), tendo ficado, na altura, com uma pena suspensa por dois anos. Com a repetição do uso de pirotecnia no duelo com o Arsenal, o castigo efetivou-se.

Além da multa e da interdição do setor A14, a UEFA impôs nova sanção de interdição parcial dos setores A14 e A17 por um jogo, suspensa por dois anos.

As punições impostas pelo organismo que tutela o futebol europeu podem não ficar por aqui, já que, esta terça-feira, na quarta derrota seguida do Sporting, segunda na prova europeia, na visita ao Club Brugge (2-1), os adeptos do clube leonino voltaram a utilizar pirotecnia.

Johanna Geron

Em novembro, o Sporting tinha apelado ao comportamento responsável dos adeptos, lembrando a ameaça da UEFA de uma interdição parcial do Estádio José Alvalade, assim como os valores das multas aplicados esta época que, com a conhecida hoje, ascendem a 263 mil euros.

Com Lusa