A Direção-Geral da Saúde decidiu proteger mais cidadãos contra a gripe. A vacinação gratuita vai ser alargada também aos portugueses na faixa etária dos 50 aos 59 anos já a partir do dia 17 de dezembro. A par da gripe, será assegurada igualmente a proteção de reforço contra a covid-19.

Segundo a norma publicada, o alargamento da distribuição gratuita de doses para a proteção sazonal no inverno deve-se “à evolução da atual campanha de vacinação e à disponibilidade de vacinas. Para ter acesso, a população tem de agendar a imunização numa unidade de saúde do SNS ou nas farmácias aderentes, preferencialmente ainda antes do período festivo do Natal e do Ano Novo.

A DGS reitera que “a promoção da vacinação das pessoas com 60 ou mais anos de idade, das pessoas com comorbilidades, dos profissionais de saúde e demais grupos de risco, mantém-se como prioridade” e “apela a todos os grupos elegíveis para que não deixem de se vacinar, protegendo-se e às outras pessoas, sobretudo com a aproximação das festividades de Natal, momentos de reunião familiar e com amigos.