Maverick Viñales continua a trabalhar com afinco para retirar o melhor partido da KTM RC16, e é precisamente isso que pretende continuar a fazer, com o piloto a admitir que tem de continuar a investir nessa parte. O espanhol acredita que tem de melhorar e entender os limites, referindo que a sua nova moto tem ‘um estilo especial’.

O piloto foi confrontado com as declarações de Pit Beirer, que referiu que a RC16 é desenvolvida com base nas informações dadas por Brad Binder ao longo dos últimos anos e que encaixa melhor no estilo do sul africano em termos de travagem, mais do que o estilo de Viñales, sobretudo em curva. Perante as afirmações do responsável, Viñales admitiu… que as desconhecia: ‘Não leio muito, é a primeira vez que estou a ouvir isso, mas tenho de referir que a KTM tem um estilo especial, em travagem, digamos assim’.

Viñales explicou de seguida que tem ainda um processo pela frente, de aprendizagem e adaptação, no seguimento do que havia e tem referido diversas vezes ao longo das últimas semanas, sem esquecer o estilo muito próprio da KTM: ‘Isso é algo mecânico do meu lado, do meu estilo de pilotagem e não tenho de mudar a velocidade em curva ou a aceleração, apenas tenho de entender a melhor forma de parar a moto e normalmente quando o consigo fazer irei dar um grande passo em frente, mas isso vem com a aprendizagem da moto, o processo, e com mais e mais voltas, e a cada dia nos testes estava a melhorar e melhorar, e senti-me bastante competitivo, para ser sincero, no final do teste mas preciso de mais tempo para aprender melhor a moto e para estar mais no limite’.

Além disso, o #12 garantiu que tem havido muita comunicação com a equipa e entre todas as partes envolvidas no processo: ‘Sinto que tivemos muita informação por parte da equipa, demos comentários e tentámos entender no que melhorar’.