O chefe da equipa Red Bull, Christian Horner, não poupou palavras após a estranha lentidão de Sergio Perez durante a Sprint Race do Grande Prémio do Qatar. Horner afirmou que o piloto mexicano foi “apanhado a dormir” no início da box de paragem, permitindo que o novato da Williams, Franco Colapinto, assumisse a liderança quando a luz ficou verde.
Apanhado de surpresa: uma hesitação custosa
Começando da box de paragem após a Red Bull ter feito ajustes fora do parc fermé, Perez posicionou-se à frente de Colapinto, mas inexplicavelmente falhou em reagir rapidamente quando a luz sinalizou a bandeira verde. O piloto novato da Williams aproveitou a oportunidade, ultrapassando Perez e definindo o tom para uma sessão frustrante para o piloto da Red Bull.
“Preciso de ter uma conversa com ele sobre isso,” disse Horner de forma direta. “Parecia apenas que ele estava um pouco distraído, e obviamente Colapinto aproveitou-se disso.”
Esta falha pouco característica apenas somou-se aos problemas de Perez no Qatar, onde já tinha sido eliminado na primeira fase da Qualificação Sprint. A Red Bull acabou por retirar o seu carro da grelha, optando por usar a Sprint como uma sessão de prática glorificada em vez de lutar por pontos.
Retirada estratégica: Red Bull muda o foco para a coleta de dados
Com Perez fora da luta, a Red Bull alterou a sua estratégia, focando-se na coleta de dados valiosos para sessões futuras. No final da Sprint, a equipa chamou Perez para uma substituição da asa dianteira, garantindo que terminasse em último, mas recolhendo informações para ajudar no desenvolvimento do carro.
“Conseguimos obter alguns dados úteis do Checo nessa corrida,” explicou Horner. “Mudámos o nariz, recolhemos feedback e agora temos dados para analisar para as próximas sessões. Numa dia em que não íamos marcar pontos, foi melhor otimizar o aprendizado.”
Perez ecoou o sentimento de Horner, destacando o foco da equipa em correr em ar limpo para obter dados precisos do carro. “O objetivo era ficar mais atrás e ter o máximo de ar limpo possível,” disse Perez. “Identificámos áreas para melhoria e vamos trabalhar para trazer um melhor equilíbrio ao carro.”
As dificuldades de Perez agravam a narrativa da dominância da Red Bull
Enquanto Max Verstappen conseguiu garantir um único ponto com um oitavo lugar na Sprint, os problemas de Perez durante o fim de semana levantaram novamente questões sobre a sua consistência. Apesar do carro dominante da Red Bull, Perez tem dificuldade em igualar o ritmo do seu companheiro de equipa, deixando os críticos a questionar a sua viabilidade a longo prazo na equipa.
O arranque lento na box e a performance medíocre na Sprint sublinharam os desafios que Perez enfrenta para manter o seu lugar na Red Bull. À medida que Horner pressiona a equipa para capitalizar cada vantagem, tais falhas de Perez provavelmente não passarão despercebidas.
Uma oportunidade crucial para Perez se recuperar
Com o Grande Prémio do Qatar a oferecer muitos mais pontos, Perez tem a oportunidade de se redimir e demonstrar o seu valor para a equipa. Embora a Sprint possa ter sido um desastre, os dados que a Red Bull recolheu podem provar-se vitais para desbloquear mais desempenho do carro e melhorar os problemas de equilíbrio de Perez.
“Temos trabalho a fazer,” admitiu Perez. “Mas estou confiante de que podemos progredir e voltar mais fortes.”
Conclusão: pressão crescente sobre Perez na Red Bull
A desilusão de Sergio Perez na corrida Sprint no Qatar foi mais um lembrete da pressão crescente que enfrenta na Red Bull. À medida que a atenção da equipa se volta para a otimização do seu carro para o Grande Prémio, Perez deve aproveitar todas as oportunidades para recuperar a confiança e contribuir para o sucesso contínuo da equipa.
Com a crítica contundente de Christian Horner ainda a ressoar, o GP do Qatar pode ser um momento decisivo na carreira de Perez na Red Bull — e talvez a sua última oportunidade de provar que é mais do que apenas um suporte para Max Verstappen.