O antigo avançado espanhol Jonathan Valle foi detido em casa, no âmbito de uma operação da polícia espanhola contra o tráfico de droga. Para além do antigo jogador foram presas mais dez pessoas e, segundo o «El Diário Montañés», são oito homens e duas mulheres, com idades entre os 27 e os 61 anos. Foram confiscadas 3.500 doses de droga, avaliadas em 250.000 euros, mais 26 800 euros em notas, um veículo, uma arma de fogo, 14 armas brancas, 14 telemóveis e 18 relógios nesta ação denominada «Operação Fire». 

Nas buscas feitas à casa do antigo avançado foram encontradas balanças de precisão e dinheiro, mas Jonathan Valle acabou por ser colocado em liberdade condicional até que haja julgamento. A imprensa espanhola sublinha que as autoridades acreditam ter desmantelado uma das maiores organizações criminosas de Cantábria, comunidade autónoma localizada no norte de Espanha.

Jonathan Valle tem atualmente 39 anos e retirou-se dos relvados em 2017. Passou quase toda a carreira no futebol espanhol, tendo jogado no Racing Santander, Málaga, Ponferradina e Leganés entre outros.