A história tem por vezes um peso relativo e o momento delicado que o Sporting atravessa em matéria de resultados e também no plano exibicional faz sonhar o Boavista, equipa que só por uma vez venceu em Alvalade, para a Liga.
Foi numa época muito especial, 1975/76, quando José Maria Pedroto conduziu os axadrezados à conquista da Taça de Portugal – a segunda consecutiva das panteras, depois de no ano anterior ter batido o Benfica na final – e esteve numa luta acesa justamente com o Benfica pelo título nacional. Os encarnados seriam campeões com dois pontos de avanço sobre o Boavista.
Salvador, atacante brasileiro, foi o autor do golo do triunfo por 0-1 do Boavista no Estádio José Alvalade, na 15.ª ronda da Liga 1975/76, a 4 de janeiro de 1976. Houve um segundo jogo que os portuenses venceram em casa do Sporting, mas foi para a Taça de Portugal, em abril de 1993, por 0-1, golo de Marlon Brandão no prolongamento, nas meias-finais da competição.
Nos últimos 15 duelos em casa do Sporting para o campeonato, o Boavista perdeu-os todos. O último ponto ganho no reduto dos leões foi a 16 de março de 2003, empate a uma bola com golos de Jardel e Jocivalter, era Jaime Pacheco o treinador. Para todas as competições, o Boavista em Alvalade ganhou dois jogos, empatou 12 e perdeu 52.