O FC Porto venceu o Sporting no Pavilhão João Rocha, por 83-87, em jogo da 2.ª jornada da Liga Betclic, este sábado. Os portistas somaram a quinta vitória em seis jogos na competição e descolaram por um ponto dos leões na classificação. Os anfitriões sofreram a segunda derrota.
Depois de um início de partida equilibrada, com pontuação bem repartida, os dragões adiantaram-se de forma mais consistente a partir de meio do primeiro período, mas por escassa margem. A diferença mais significativa: 6 pontos aos 6 minutos do primeiro período: 11-17 para o FC Porto.
O Sporting reage e reduz até 17-19, mas logo a seguir deixa os azuis e brancos destacaram-se novamente: 19-26, mas o primeiro período termina com quarto pontos de diferenças entre as equipas: 22-26.
No segundo período, a qualidade do jogo decaiu, assistindo-se a fase algo incaracterísticas em que se acumularam erros de parte a parte, principalmente ofensivos, com escassa percentagem de concretização.
Do marasmo irrompeu o Sporting para igualar a 26 pontos e logo se adiantar, chegando a liderar por seis a meio do quarto, numa altura em que o pecúlio dos conjuntos se fazia maioritariamente com triplos. Anthony Barber em evidência nos leões (2 em 3) e Max Landis nos dragões (3/5). Ao intervalo, os verdes e brancos invertiam o marcador do primeiro quarto e juntavam-lhe mais um ponto, comandando por cinco pontos (43-38).
No reatamento, o Sporting manteve o ascendente, mas não foi longe… O FC Porto retificou ações e estancou o avanço contrário. A quatro minutos do final do 3.º período, André Cruz, à bomba, com um triplo, coloca os leões a oito pontos (58-50), mas, de imediato, os portistas, com um parcial de 6-0, reduzem para apenas dois, esfumando num ápice a vantagem que os sportinguistas vinham consolidando. O terceiro quarto conclui-se com as equipas separadas por apenas um ponto: 65-64.
Cesto cá, cesto lá no início do quarto decisivo, até que o irresistível Max Landis faz dois triplos consecutivos e fez a reviravolta no marcador, colocando os azuis e brancos pela primeira vez em vantagem em muitos minutos: 70-73. Então, as equipas apostaram nos seus bombardeiros, mas a pontaria não estava afinada.
A três minutos da derradeira buzina, os dragões colocam-se perigosamente a cinco pontos e preservavam-se a uma distância que parecia segura. O Sporting ainda converte triplo por Ward a 22 segundos do fim e beneficia de dois lançamentos livres após recuperar a bola, mas o mesmo jogador falha ambos, garantindo o triunfo portista.