A sexta jornada da Liga Europa arrancou esta quarta-feira, com o duelo entre Fenerbahçe e Athletic Bilbao. Os pupilos de José Mourinho saíram derrotados (0-2) da receção ao emblema espanhol, que subiu, assim, de forma provisória ao primeiro posto da tabela. Iñaki Williams esteve em destaque e apontou um bis na partida.

O conjunto basco entrou a todo o gás no confronto e inaugurou as hostilidades à passagem do quinto minuto de jogo. Gorka Guruzeta recolheu uma bola solta - após um erro na fase de construção por parte da defensiva turca - e assistiu Iñaki, que furou as redes adversárias sem qualquer oposição.

Face à desvantagem no marcador, o conjunto da casa puxou dos galões e tentou ditar o ritmo de jogo, baseado em passes curtos e construção com posse de bola, mas foi incapaz de contrariar o ímpeto ofensivo dos visitantes. A poucos instantes da ida para os balneários, o bis do capitão - finalização exímia ao primeiro poste - colocou o Athletic Bilbao tranquilo no embate.

No segundo tempo, a formação que operou fora de portas colocou panos quentes na partida e controlou as dinâmicas do jogo com assertividade. A missão - já espinhosa - do Fenerbahçe complicou-se aos 69 minutos, quando Mert Muldur recebeu cartão vermelho e deixou os caseiros reduzidos a dez unidades.

Até ao apito final, as principais ocasiões de perigo pertenceram aos Leones de San Mamés, porém o marcador não sofreu qualquer alteração. Com este resultado, os comandados de Ernesto Valverde alcançam de forma provisória o primeiro lugar da tabela, com 16 pontos em seis encontros. Já o Fenerbahçe soma a segunda derrota na competição e situa-se no 15.º posto - à condição - com oito pontos.