O português Gonçalo Loureiro vai participar no Dakar'2025 integrado na Red Bull Off-Road Junior Team, anunciou esta sexta-feira a equipa austríaca. O jovem luso, de 23 anos, natural de Cascais, foi promovido juntamente com Corbin Leaverton, tendo como 'prémio' a ida ao principal rali de todo o terreno do mundo, no qual participará na classe Challenger.

"Comecei a pilotar carros rápidos aos 17 anos. É uma paixão que partilho com o meu pai e tenho muito orgulho daquilo que fiz até agora. Fui campeão português em 2022 e depois disso passei para as provas da FIA. Este ano fiz a Baja de Marrocos e acabei em 2.º. Depois dessa corrida, ficamos em Marrocos a fazer mais uns testes com o Taurus T3 Max com foco na mudança para o Dakar", disse o jovem português, para quem o Dakar significa "desafio e aventura".

A Red Bull Off-Road Junior Team foi criada em 2019 e tem como objetivo encontrar a nova geração de pilotos de off-road, potenciando o seu crescimento. Além de fazerem parte de uma equipa profissional, os membros do programa beneficiam também do apoio de mentores que ajudam na sua evolução. A primeira geração de pilotos desta Red Bull Off-Road Junior Team teve nomes como Seth Quintero (agora na Toyota), Cristina Gutiérrez (Dacia), Mitch Guthrie Jr. (Ford) e Guillaume de Mévius (MINI), todos eles já 'promovidos' a outros patamares.

O Dakar'2025, como nos últimos anos, vai realizar-se na Arábia Saudita, desta feita entre 3 e 17 de janeiro.