O Sporting defronta este sábado o Santa Clara, no primeiro jogo de João Pereira a contar para a Liga Portugal Betclic, como treinador dos campeões nacionais. Naturalmente, a conferência de antevisão ficou marcada pelo estado da equipa após a goleada frente ao Arsenal.

Revelação Santa Clara e situação de Debast: «O Zeno já pode ir a jogo, sim. Quanto ao Santa Clara, é a equipa sensação da I Liga. Muito organizada defensivamente e bastante forte nas transições ofensivas, além dos esquemas táticos. Tentamos preparar os jogadores da melhor forma possível para conseguirmos a vitória.»

Sente que tem margem de erro zero?: «Eu e a minha equipa técnica tentamos fazer tudo para ganhar. Os treinadores são sempre avaliados pelos resultados. Se ganharmos amanhã, as coisas vão correr melhor. Estou tranquilo.»

Utiliza o 3x4x3 por convicção ou necessidade?: «Quem seguia os Sub-23 e a equipa B do Sporting sabia que esse era o sistema utilizado. Alguns aspetos diferentes, mas muitos princípios idênticos. Os jogadores percebem perfeitamente o que lhes é pedido. Não entramos da melhor forma com o Arsenal, mas até ao penálti, na segunda parte, estivemos mais perto do 2-3 que do 4-1. Tivemos oportunidades para o fazer e a história, possivelmente, teria sido outra. Temos de olhar em frente e focar nos próximos jogos.»

A utilização da expressão «erro de casting» após o último jogo e o mercado de transferências: «No devido tempo o Hugo [Viana] vai tratar disso. Peço desculpa por não me ter lembrado que tinha utilizado essa expressão. Foram três flashes consecutivas. O termo não foi o melhor. Queria dizer que tinha sido um percalço e acho que muita gente percebeu isso. Sempre a aprender.»

Hjulmand pareceu pedir uma reação mental dos jogadores. O que precisa de fazer para marcar a diferença em relação a Amorim e ser esquecida a derrota com o Arsenal: «Os jogadores reagiram bastante bem durante a semana. Sabem que temos de dar uma imagem diferente no sábado. O Hjulmand, naquela resposta, mostrou a mentalidade do jogador do Sporting. Mentalidade vencedora num clube de muita exigência.»

Gyökeres não marcou e ainda foi «gozado» por jogador adversário. Falou com ele? Vai manter Edwards no onze?: «Conto com todos os jogadores. O Viktor não se deixa abalar por isso. Não fez golos, mas enviou uma bola ao poste e teve outra oportunidade. Acredito que em breve vai dar uma resposta a quem possa duvidar do seu valor.»

Edwards é a melhor opção para substituir Pedro Gonçalves?: «Há vários jogadores que podem atuar nessa posição. Conrad Harder, Maxi Araújo já o fizeram, João Simões e Daniel Bragança também podem. O treinador depois escolhe conforme as características e o jogo. Achei que o Marcus era o jogador ideal para aquele jogo. Continuou a confiar plenamente nele.»

Maxi Araújo, ala ou extremo? O jogo com o Santa Clara ganhou importância após a goleada sofrida? «Num clube com a exigência do Sporting temos de ganhar todos os jogos. Vamos entrar para vencer com o Santa Clara. O Maxi atua mais vezes na frente. Quando defendemos, defendemos todos. O mesmo no ataque. Não vale a pena arranjar culpados. Levantar a cabeça e melhorar.»

O jogo com o Santa Clara é o primeiro grande teste? Vamos ver mais João Simões? «O João vai estar na convocatória, se joga isso já defende daquilo que cada encontro pede. Também depende muito dele, da forma como os jogadores trabalham. Isto com o João Simões e todos os outros. O primeiro grande teste era contra o Amarante, depois um grande jogo contra o Arsenal e o mesmo agora.»