Um brasileiro e um argentino. Foi a sociedade sul-americana que escreveu o guião do triunfo do Académico sobre o Leixões, numa partida da 12.ª jornada da Liga 2, realizada ao final da tarde desta sexta-feira, no Estádio do Fontelo, em Viseu.
André Clovis e Alan Marinelli, com um golo cada, empurraram os viseenses para uma importante vitória, naquele que foi um duelo de (verdadeiros) candidatos à subida.
O ponta de lança, astuto, abriu o ativo aos 21 minutos, na sequência de um lance confuso na área e em que aproveitou um ressalto para rematar de primeira para o fundo das redes contrárias, o extremo, oportuno, fugiu em velocidade, já perto do fim (85’) e rematou cruzado para o 2-0 – o tiro sofreu um desvio em Jean Felipe e traiu Dani Figueira.
O Leixões, mais amorfo na primeira parte, carregou na etapa complementar, com Regis Ndo (até ser substituído) a dispor de duas excelentes situações para, na altura, empatar a contenda: remate para grande defesa de Domen Gril (52’) e cabeceamento a rasar o poste (65’).
Pelo meio, refira-se, André Clovis podia ter bisado, mas Dani Figueira negou os intentos ao camisola 33 dos viriatos.
Carlos Fangueiro arriscou tudo na reta final, mas o Leixões não conseguiu encontrar o melhor caminho para a baliza contrária. O Académico de Viseu foi letal e somou mais três pontos que reforçam a perseguição aos lugares cimeiros e que dão acesso ao principal escalão do futebol português.