Ainda não foi esta quinta-feira que o FC Porto afastou a fase negativa. Na Bélgica, para a quinta jornada da Liga Europa, os ‘dragões’ empataram e seguem sem triunfar na casa do Anderlecht. Este o quarto jogo consecutivo sem vencer, depois das derrotas contra Lazio, Benfica e Moreirense.

Mas o cenário até começou favorável para o FC Porto na Bélgica. Ao minuto 24, Pepê foi tocado dentro da área e o juiz soprou o apito. Galeno marcou o penálti e não desperdiçou, mesmo que o guarda-redes Coosemans tenha adivinhado o canto.

A primeira parte acabou assim, com o 1-0 no marcador e poucas oportunidades nos dois lados. No entanto, o Anderlecht só precisou de sete minutos para, na etapa final, repor a igualdade. Tristan Degreef redimiu-se do penálti cometido e faturou após um remate no coração da área.

Aos 82', Vítor Bruno lançou Fábio Vieira. Aos 83', Fábio Vieira marcou, de pé direito, fora da área, o golo do empate e o primeiro desde que regressou aos ‘dragões’, cedido por empréstimo pelo Arsenal.

Fábio Vieira
Fábio Vieira OLIVIER MATTHYS

Era um final perfeito para afastar a crise, mas ainda não foi desta vez. Francis Amuzu arriscou de longe e, com um desvio que mata Diogo Costa, fez o 2-2, a poucos minutos do fim. O Anderlecht ainda está invicto na Liga Europa.

Com este resultado, o FC Porto ocupa a 23.ª posição na fase de Liga da competição, com os mesmos pontos do Union Saint-Gilloise, 25.º classificado e primeiro clube fora da zona de qualificação para os ‘playoffs’.

“Lenços brancos? Nunca serei um problema para o FC Porto”