Max Verstappen conquistou uma vitória dominante sob as luzes de Lusail no Grande Prémio do Qatar de 2024, mas a verdadeira ação desenrolou-se mais abaixo na classificação, numa corrida repleta de drama, penalizações e decisões bizarras da FIA. Enquanto o Red Bull de Verstappen navegava em direção à bandeira quadriculada, o caos entre os seus rivais transformou a corrida numa das mais imprevisíveis da temporada.
A Penalização de Lando Norris Destrói o Momento da McLaren
Lando Norris da McLaren foi o mais próximo desafiante de Verstappen durante grande parte da corrida, mas a sua noite desmoronou-se após uma penalização chocante por não ter abrandado sob bandeiras amarelas. A FIA impôs a Norris uma pesada penalização de 10 segundos de stop-and-go, fazendo-o descer para o fundo do pelotão com apenas 12 voltas restantes.
Indiferente, Norris deu um espectáculo, ultrapassando os retardatários para garantir um único ponto pelo décimo lugar e a volta mais rápida da corrida. Cada ponto pode revelar-se vital enquanto a McLaren luta com a Ferrari pelo Campeonato de Construtores, mas a penalização deixou as esperanças de título da McLaren penduradas por um fio à medida que se aproxima da final em Abu Dhabi.
Gestão Controversa da FIA sobre o Drama do Safety Car
O incidente da bandeira amarela que selou o destino de Norris resultou da decisão enigmática da FIA de não ativar o carro de segurança, apesar dos destroços espalhados pela pista. Durante várias voltas, os pilotos esquivaram-se de um espelho lateral solto até que Valtteri Bottas o destruiu, espalhando fragmentos de fibra de carbono pelo circuito.
As consequências foram carnificinas: Lewis Hamilton e Carlos Sainz sofreram ambos furos e rastejaram pela pista com pneus dianteiros esquerdos em péssimo estado, perdendo posições críticas. O carro de segurança foi acionado demasiado tarde, levando a críticas generalizadas à gestão da corrida pela FIA.
Hamilton e Sainz: Vítimas do Caos
Os furos de Hamilton e Sainz destacaram os riscos impostos pelo circuito cheio de destroços. Ambos os pilotos foram forçados a arrastar-se de volta para os boxes com pneus danificados, caindo na classificação. Hamilton acabou por terminar uma dececionante 12ª posição, enquanto Sainz conseguiu salvar o sexto lugar apesar do contratempo.
O carro de segurança tardio, embora controverso, mitigou danos adicionais para a dupla, permitindo-lhes recuperar algumas posições. No entanto, os incidentes sublinharam a natureza imprevisível da corrida e deixaram ambos os pilotos frustrados.
Classificação Final do GP do Qatar: Verstappen Intocado, Piastri Brilha
Enquanto Verstappen navegava para a sua quarta vitória consecutiva, Charles Leclerc garantiu o segundo lugar para a Ferrari, e o novato da McLaren, Oscar Piastri, impressionou mais uma vez com um pódio em terceiro. George Russell ficou em quarto para a Mercedes, com Pierre Gasly a ter uma forte performance para garantir o quinto lugar para a Alpine.
No meio do pelotão, Fernando Alonso, Zhou Guanyu e Kevin Magnussen conseguiram pontos, enquanto a recuperação tardia de Norris o trouxe de volta ao top dez. Sergio Perez da Red Bull e Lance Stroll da Aston Martin estavam entre as desistências de destaque da corrida.
Resultados Completos:
- Max Verstappen (Red Bull)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Oscar Piastri (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Zhou Guanyu (Kick Sauber)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Lando Norris (McLaren) – Volta Mais Rápida
Campeonato dos Construtores em Suspenso
A luta pelo Campeonato dos Construtores entre a McLaren e a Ferrari continua extremamente renhida à medida que se aproxima a final em Abu Dhabi. A falha da McLaren em capitalizar o ritmo inicial de Norris no Qatar, combinada com o sólido resultado de pontos duplos da Ferrari, preparou um desfecho emocionante para a temporada.
Para Verstappen e a Red Bull, o GP do Qatar foi um dia normal, mas para todos os outros, foi uma noite de caos, controvérsia e consequências críticas.