Numa cerimónia que contou com a presença de várias personalidades do futebol português, a Arena Liga Portugal foi oficialmente inaugurada esta sexta-feira, na zona de Ramalde, no Porto. Pedro Proença destacou a importância da nova sede do organismo e realçou o trabalho que tem sido feito nos últimos anos.

«Bem-vindos à Arena Liga Portugal. Bem-vindos ao futuro. É um espaço único, para iniciar a nova era de relação com os adeptos, que são a essência da nossa existência. Um dos grandes objetivos é aproximar o futebol aos adeptos, à comunidade, estreitar laços a quem vive o futebol de forma apaixonada. Criámos um conceito inovador, a Liga Portugal Experience, um conjunto de experiências para aproximar o futebol aos adeptos», começou por dizer o presidente da Liga.

A Arena inagurada é «mais do que um edifício», frisa: «Este espaço é muito mais do que um edifício., é um cruzamento do passado, do presente e do futuro. Temos um plano de expansão a nível nacional e internacional. É um orgulho ter aqui hoje dirigentes emblemático, como o Major Valentim Loureiro, a quem peço uma grande salva de palmas. Não foi um caminho fácil, mas juntos superámos todos os obstáculos e cumprimos um trajeto de recuperação e afirmação da Liga Portugal, que nos coloca no período áureo da nossa história. Hoje anunciamos que estamos na nova casa do futebol profissional, um ponto de partida para um setor que se pretende continuar a crescer e valorizar-se.»

Pedro Proença destacou a agregação que tem havido no que diz respeito aos clubes, um dos maiores feitos da Liga Portugal: «A agregação que temos hoje é um dos nosso grandes feitos. Todos estão unidos em prol do desenvolvimento do futebol profissional, são rivais dentro do campo e entendem que é muito mais aquilo que os une do que aquilo que os separa. É a marca do legado que deixamos na Liga

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, marcou presença no evento, e Pedro Proença deixou uma palavra de agradecimento ao autarca: «Este novo mundo que inauguramos traz consigo o melhor do edifício da Constituição: as pessoas. Obrigado a todos, a todos os clube e à minha direção executiva. Uma palavra de agradecimento ao meu amigo Rui Moreira, que desde a primeira hora acreditou neste projeto.»

Proença garante ser hoje um homem «realizado»: «Não sei o que o futuro me reserva, mas sei que sou hoje um homem realizado e orgulhoso, por tudo aquilo que temos feito pelo futebol português e pelo futebol profissional. Bem-vindos à Arena que nos une. Continuaremos juntos e sei que juntos não temos limites. Aconteça o que acontecer, nada nos irá separar.»