Fermín Aldeguer pilotou pela primeira vez uma moto de MotoGP em Barcelona, no teste de novembro. O primeiro contacto foi satisfatório, apesar de ter tido algumas dificuldades – relatadas pelo chefe de mecânicos, Frankie Carchedi.

O engenheiro explicou no podcast do site Crash.net que o dia de testes decorreu de forma positiva, mas existiram adversidades em particular ao nível dos pneus disponíveis:

Foi bom. Há muitas dificuldades. O problema foi que estávamos muito curtos em pneus macios – especialmente na dianteira. E quando tens um rookie, preocupas-te um bocado por trazer um rookie logo nos pneus dos compostos mais duros que geralmente usamos ao longo do ano. A meteorologia também – tens uma janela muito pequena no dia, especialmente a usar os pneus mais duros.

Ao longo do dia, Aldeguer adaptou-se bem à velocidade e também reagiu bem à travagem. Segundo Carchedi, ter registado apenas uma queda foi um mal menor tendo em conta as circunstâncias: ‘Felizmente tivemos uma pequena queda, mas podiam ter sido muito, muito mais, com as condições para um rookie. Penso que todos os rookies tocaram na gravilha em algum momento, então não estou verdadeiramente surpreendido. Mas foi muito positivo’.