Se a sexta-feira foi um turbilhão de drama no Rally Japão, o sábado proporcionou uma narrativa mais estável, mas não menos significativa, à medida que as batalhas pelo campeonato se aproximam das suas conclusões. Ott Tänak continuou a liderar o rally, apresentando uma performance perfeita que mantém vivas as esperanças da Hyundai para o título de fabricantes e os seus próprios sonhos, ainda que ténues, de título de pilotos. Entretanto, Thierry Neuville subiu para os pontos, preparando um potencial domingo decisivo para o título.
A Liderança de Tänak Garante Pontos Cruciais para a Hyundai
Tänak manteve a sua liderança dominante, terminando o sábado 36 segundos à frente do Toyota Elfyn Evans. Com a conclusão do superspecial do Estádio Toyota por realizar, Tänak está prestes a garantir 18 pontos, uma contribuição vital para a defesa do título de fabricantes da Hyundai.
Apesar da sua performance estelar, as esperanças de Tänak para o título de pilotos permanecem escassas. Mesmo que ele assegure o máximo de pontos amanhã, Neuville precisa apenas de dois pontos para selar o campeonato—algo bem ao seu alcance.
Neuville Sobe para Sétimo, Título ao Seu Alcance
Depois de suportar problemas com o turbo que o deixaram a languir na 15ª posição na sexta-feira, Neuville trabalhou metódica e progressivamente para subir na classificação no sábado. As vitórias nas etapas SS11 e SS15 destacaram a sua recuperação, superando problemas de travões para terminar o dia em sétimo lugar. A sua ascensão significa que agora soma quatro pontos, ficando a apenas dois do limite do campeonato.
Neuville reconheceu o desafio, mas mantém o foco:
“Continuamos a lutar como sempre fazemos. Esses 25 pontos [da vitória de Tänak] são realmente valiosos agora, mas sei o que preciso fazer amanhã.”
Esperanças da Toyota para o Título de Construtores à Beira do Abismo
A Toyota precisava de uma performance quase perfeita para reduzir a vantagem de 15 pontos da Hyundai na classificação dos construtores. No entanto, a recuperação de Sébastien Ogier para o terceiro lugar após o furo na SS2 não foi suficiente para compensar a dominância de Tänak. Com Evans em segundo e Ogier em terceiro, a Toyota ocupa duas das três primeiras posições, mas sem uma vitória, a diferença permanece significativa.
Atualmente, a Hyundai lidera a Toyota por 11 pontos com um dia pela frente. As chances da Toyota agora dependem de um Super Domingo impecável e de um sweep na powerstage.
WRC2: Pajari na Rota para o Título
No WRC2, Sami Pajari teve uma performance medida para manter o segundo lugar, a posição exata que precisa para garantir o título sobre Oliver Solberg. Pajari evitou os furos que o atormentaram na sexta-feira e capitalizou em tempos de etapa consistentes, mantendo a sua compostura em meio ao drama noutras partes.
Um momento bizarro interrompeu a SS12 quando um veículo não autorizado entrou na etapa, forçando a sua anulação para vários concorrentes, incluindo Elfyn Evans, que se deparou com uma minivan na linha de partida. Embora tenha sido tratado rapidamente, o incidente acrescentou à imprevisibilidade do dia.
Mikkelsen Retira-se de Forma Estratégica para Domingo
A Hyundai optou por retirar Andreas Mikkelsen das etapas da tarde, preservando o seu carro para uma potencial assistência na powerstage de domingo. Embora arriscada, a decisão reflete a abordagem total da Hyundai para garantir ambos os títulos. A retirada de Mikkelsen seguiu-se ao seu sacrifício na primeira passagem para ajudar Neuville.
M-Sport Recupera com um Dia Forte
A M-Sport encontrou um ritmo renovado no sábado, com Adrien Fourmaux a proporcionar uma luta impressionante contra o Takamoto Katsuta da Toyota e até a conseguir, momentaneamente, segurar Ogier. Grégoire Munster também teve o seu melhor dia em asfalto, quase conquistando a sua primeira vitória em especiais no SS10 e a postar consistentemente tempos competitivos.
Fourmaux refletiu sobre o progresso:
“Encontrámos um ritmo melhor hoje. O carro ainda tem as suas dificuldades, mas estamos a mostrar que podemos lutar.”
Confronto de Domingo: Todos os Olhos em Neuville e na Hyundai
À medida que o Rally do Japão se aproxima do seu dia final, as apostas estão altíssimas:
- Neuville precisa apenas de dois pontos para garantir o seu primeiro título de pilotos, mas as preocupações com a fiabilidade persistem após os problemas com o turbo e os travões.
- Tänak deve manter a sua liderança para manter a Hyundai à frente na corrida dos construtores.
- Toyota, apesar de estar em desvantagem, fará tudo para um esforço de última hora para reverter o déficit.
O dia final promete um grande drama, com o Super Domingo e a powerstage prontos para coroar campeões e concluir uma emocionante temporada do WRC.