Vice-presidente André Bernardo foi o porta-voz dos leões

O vice-presidente dos leões, André Bernardo, explicou a estratégia por detrás das mudanças que estão planeadas para o Estádio de Alvalade para os próximos anos (a remoção do fosso é a principal), no quadro de uma intervenção faseada que já está em curso e que faz parte do plano apresentado aos sócios em setembro passado.
"Vemo-nos como – e deixámo-lo claro no nosso plano estratégico – na intersecção de três grandes sectores: 'wellbeing', 'entertainment' e 'lifestyle'. Queremos ser uma referência. Ambicionamos ser um 'hub' de entretenimento, com uma perspetiva abrangente de áreas que podemos desenvolver. A mais imediata passa por maximizar a experiência no estádio, e daí a sua renovação. Obviamente, podemos pensar na otimização das receitas que já temos, especialmente em dias de jogo, mas percebemos que também existem muitas receitas inexploradas em dias sem jogos, e que estão relacionadas com o ecossistema do entretenimento", começou por dizer o 'Chief of Strategy and Operations' do Sporting.
"É importante compreender que quanto mais capazes formos de otimizar as nossas receitas comerciais, maior capacidade teremos para gerir as receitas relacionadas com as transferências de jogadores. E isso é relevante especialmente no nosso modelo de negócio. Se tivermos receitas comerciais mais altas, seremos capazes de adquirir melhores jogadores, reter melhores jogadores e vender melhor", acrescentou André Bernardo, mostrando como esta área pode ter impacto na mola real do clube, que é o futebol.
O dirigente leonino garante que está a ser feito um esforço no sentido de manter as contas do clube saudáveis, sem fazer disparar os preços dos bilhetes, de forma a que as ofertas coloquem "o sportinguista no centro do jogo."
"Desenvolvemos uma abordagem baseada no valor. Estamos a adicionar camadas à experiência. Falo de lugares com vista o mais próxima possível do relvado, experiências VIP, acesso exclusivo ao túnel, entre outras ofertas que já existem em alguns dos melhores estádios. Temos feito vários estudos de viabilidade, ‘conjoint analysis’ e a procura existe. Por isso, temos de criar a oferta. Quanto mais otimizarmos a oferta de hospitalidade e, por consequência as receitas comerciais, melhor conseguiremos investir na experiência dos sócios", disse ainda André Bernardo, citado pelos meios do clube.
A parceria com a Nike e a ligação a Cristiano Ronaldo transformaram a escala dos leões. "É obviamente uma fonte de receitas que muitos nos ajuda. A parceria com a Nike e a marca CR7 foi um grande sucesso porque o Cristiano Ronaldo é reconhecido em todo o mundo. E esta é uma forma de ganhar escala mundial. Ao ter um novo estádio, que será também um novo ‘hub’ de entretenimento onde os adeptos podem e devem ir sete dias por semana, mais patrocinadores terão interesse em associar-se ao Sporting", argumentou.
O Centro Comercial Alvaláxia, cuja recompra já está em marcha, depois de ter sido aprovada em Assembleia Geral, pode ser outro fator de crescimento para as receitas, na perspetiva de André Bernardo. "No nosso caso concreto, temos um centro comercial dentro do estádio. Isto significa uma série de novas fontes de receita que não estão necessariamente relacionadas com futebol, mas que podemos explorar", destacou.