De acordo com o banco público, a Fitch Ratings anunciou hoje que "subiu os 'ratings' Long-Term Issuer Default Rating (IDR) de BBB para BBB+, com 'outlook' [perspetiva] estável, e Viability Rating (VR) de bbb para bbb+".
Paralelamente, "o 'rating' Short-Term Issuer Default Rating subiu de F3 para F2 e o rating dos depósitos de longo prazo foi elevado a A-, um nível acima do IDR".
"A Fitch salienta na sua avaliação o reforço dos indicadores financeiros da Caixa, incluindo a melhoria estrutural da rendibilidade, da qualidade dos ativos e da posição de liquidez", salientou o banco.
Por outro lado, esta subida é impulsionada "pela melhoria da avaliação do 'operating environment' [ambiente de operação] da banca portuguesa, que subiu de bbb para bbb+, e que estava a limitar a evolução do 'rating' da Caixa", assegurou o banco.
"Com este 'upgrade' [subida], no decurso do ano de 2024, a Caixa vê o seu 'rating' elevado pelas três agências que a avaliam, à semelhança do que se verificou em 2023", rematou a CGD.
ALN // MSF
Lusa/Fim