O caso está a chocar a imprensa internacional: Alexander Westwood, da reconhecida série Sex Education, foi condenado a 15 anos e meio por abusos sexuais. Em causa estão 26 crimes contra crianças, incluindo violação.

De acordo com a BBC, o Tribunal de Wolverhampton Crown concluiu que tudo começou quando o ator tinha apenas 10 anos. A sua vítima mais nova, de 6 anos, foi abusada por Westwood durante anos e, segundo o magistrado Andrew Wallace, isso levou à "normalização do abuso sexual".

A mesma publicação deu ainda conta de que o ator usava a sua fama para atrair pessoas e a partir daí avançava para comportamentos "inadequados". Em tribunal, a estrela - que manteve uma "atitude aparentemente indiferente" e até de "arrogância" durante a sessão - foi descrita como um "manipulador e predador" que fazia dos crimes "um hábito, um estilo de vida".

Ficou também provado que para além da menina de seis anos, Alexander Westwood abusou de mais quatro pessoas. Entre novembro de 2020 e 2021, o ator violou uma estudante que tinha aulas de teatro consigo e obrigou-a a despir-se, várias vezes; entre maio e agosto de 2021, forçou uma outra adolescente a encenar cenas "inapropriadas", obrigando-a a despir-se enquanto tocava nos seus seios e vagina; encorajou um menino, entre os nove e os dez anos a tocar-se; e ainda manteve uma mulher sob controlo contra a sua vontade.

26 crimes que deixaram marcas nas vítimas

Westwood poderia ter enfrentado 77 acusações, mas seria "difícil" processá-lo em todas, dado que algumas remetiam à infância, e por isso acabaram por ser reduzidas a 26, conforme explicou o magistrado, citado pelo meio de comunicação anteriormente mencionado.

Foram também emitidas ordens de restrição em relação a todas as vítimas, cujas marcas ficaram para sempre - ataques de pânico, claustrofobia, ansiedade e baixa auto-estima foram algumas das mazelas referidas em tribunal.