O caso do desaparecimento do surfista português na Tailândia está a dar que falar mas há quem diga que está vivo e que até já foi avistado. É o próprio sogro de Daniel dos Santos, o ator Geoffrey Giuliano, que parece que sabe que o surfista está a viver como um’ indigente’ na ilha Ko Pa Ngan.
Entretanto, a polícia tailandesa está na posse de cadastro da mulher do português e analisa operações recentes feitas em nome do desaparecido. Recorde-se que Jojo como é carinhosamente tratado está desaparecido há cerca de um mês e, segundo aquilo que foi reportado pela mulher do surfista, de 51 anos, Daniel saiu de casa após uma discussão entre os dois; cinco dias depois alguns dos seus pertences seriam encontrados junto a uma loja de bricolagem, com a carteira, telemóvel, passaporte e equipamentos de mergulho do bodyboarder deixados junto a uma árvore.
A investigação prosseguia até esta quinta-feira, dia 12 de dezembro, quando o sogro deu conhecimento através das redes sociais de que o genro estaria vivo, tendo sido avistado numa parte específica da ilha, onde estaria em muito mau estado e a viver como um indigente.
“Foram múltiplos os avistamentos, aconteceram recentemente e sugerem que o Daniel esteja num estado de confusão mental, segundo estes avistamentos, ele não estava a usar quaisquer roupas. Tem sido visto a dormir na praia, a nadar e a aproximar-se de restaurantes…”, explicou.
As contradições da investigação
Incialmente, a data em que Daniel tinha desaparecido seria o dia 16 de novembro, sendo que mais tarde passaria a ser designado o dia 17 como a momento em que tinha sido avistado pela última vez. Avalon, a mulher, dizia ter deixado o companheiro em frente a um hostel no centro da cidade, e numa outra versão estava mudado e tudo teria começado com uma discussão em que Daniel tinha saído de casa, discussão essa que teria sido inclusivamente filmada.
Outra coisa que surpreendeu a família: pediram donativos para ajudar os filhos com 10 mil dólares. “Aconteceu logo no início uma situação estranha. Aproximava-se o Natal, a Avalon conversava com o meu irmão e sabia que a minha mãe ia dar algum dinheiro de presente para as crianças. E quando o meu irmão desaparece, a primeira coisa que ela me pergunta é se a minha mãe tinha intenção de dar os presentes. Então, o meu irmão desaparece e a preocupação dela é essa?”, questionou o irmão à The Flash.
Além disso, em registos perceberam que o casal já é conhecido de um caso nos Estados Unidos, em que, na sequência de uma rusga, a polícia terá encontrado droga no apartamento em que os dois viviam. Na ocasião, Daniel acabaria por ser deportado para Portugal, enquanto Avalon era detida nos EUA. Por fim, a mulher e o pai da mesma estão a ser investigados por terem utilizado recentemente o nome de Daniel para algumas “operações imobiliárias”.