Até dia 2 de março, a Ducati está em destaque na exposição L’Italia dei Brevetti: invenzioni e innovazioni di successo. Organizada pelo Ministério dos Negócios e Made in Italy (MIMIT), celebra o 140.º aniversário da fundação do Departamento Italiano de Patentes e Marcas Registadas, e os 550 anos da publicação do primeiro Estatuto de Patente.

A Ducati é um dos símbolos de excelência da indústria italiana, e não podia deixar de estar presente. O construtor de Borgo Panigale foi o primeiro a colocar um sistema de radar numa moto – em 2020 na Multistrada V4.

Assim, tornou possível incluir os sistemas de controlo de velocidade de cruzeiro e de deteção de ângulo morto. E é o sistema de deteção de ângulo morto que a Ducati destaca nesta exposição – tecnologia que avisa o condutor de veículos a aproximarem-se detrás onde não é possível detetá-los pelos espelhos retrovisores.

A evolução dos sistemas de radar deriva de um trabalho entre engenheiros da Ducati e investigadores da Universidade Politécnica de Milão, em colaboração com parceiros tecnológicos como a Bosh. A patente do algoritmo de controlo foi submetida em maio de 2017.

A exposição decorre até 2 de março nas instalações do MIMIT no Palazzo Piacentini em Roma, sendo necessário reserva online.