A Kawasaki dá um novo fôlego às desportivas de média cilindrada com a Ninja ZX-4R 2025, um modelo que recupera o espírito das motos japonesas dos anos 90 inspiradas na competição. Num setor em constante evolução, a marca japonesa desafia a norma estabelecida pelos motores bicilíndricos e introduz uma abordagem revolucionária.

Com o lançamento da ZX-4R em 2024, a Kawasaki revisita um dos seus ícones dos anos 80 e 90, uma era de domínio japonês no segmento das desportivas. Estes modelos marcaram a história com designs vanguardistas e performances de excelência.

Design Icónico da Ninja

A nova ZX-4R incorpora a aura dos anos 90, mas com um toque moderno. A sua frente agressiva exibe duas óticas LED de última geração, proporcionando uma iluminação eficiente sem comprometer o estilo desportivo.
As linhas retas e bem definidas reforçam a aerodinâmica, enquanto a posição de condução, mais inclinada do que na Ninja 400, oferece maior controlo e manobrabilidade. Apesar do caráter desportivo, a Kawasaki projetou a ergonomia para garantir conforto em viagens mais longas.

Motor Revolucionário de Quatro Cilindros

O motor da ZX-4R é o seu maior trunfo. Num mercado dominado por motores bicilíndricos, a Kawasaki apresenta um bloco DOHC de quatro cilindros em linha e 399 cc, capaz de alcançar 77 CV a 14.500 rpm e um binário de 39 Nm a 13.000 rpm, tornando-a a mais potente na sua categoria.
A entrega de potência é linear e ajusta-se a diferentes estilos de condução: suave nas baixas e médias rotações para o uso urbano e explosiva nas altas rotações para uma experiência desportiva. A entrada Ram Air lateral, semelhante à da Kawasaki H2, aumenta ainda mais o desempenho do motor.

Ciclística Focada no Desempenho

O chassis da ZX-4R reflete a experiência da Kawasaki no WorldSBK, sendo construído em aço para máxima resistência à torção e melhor manobrabilidade em curvas exigentes. O conjunto é complementado por uma suspensão avançada e travões de alta qualidade.
Na dianteira, encontra-se uma forquilha invertida Showa SFF-BP, enquanto a traseira possui um monoamortecedor horizontal ajustável. O sistema de travagem inclui dois discos dianteiros de 290 mm com pinças de quatro pistões e um disco traseiro de 220 mm com pinça de um pistão.

Tecnologia de Ponta

A ZX-4R destaca-se também pelo pacote tecnológico. O painel TFT a cores oferece toda a informação essencial ao condutor, com modos normal e circuito. A conectividade Bluetooth permite acesso à aplicação Rideology da Kawasaki, ampliando as funcionalidades.
Entre as ajudas eletrónicas, destacam-se o embrague anti-deslizante, controlo de tração ajustável, vários modos de condução (Rain, Road, Sport e manual) e sistema ABS de dois canais.

Uma Escolha Forte Num Segmento Competitivo

Com a ZX-4R, a Kawasaki posiciona-se num segmento que atrai condutores em busca de potência, versatilidade e desportividade. Rivalizando com modelos como a Yamaha R7, KTM RC 390 e Honda CBR500R, o motor de quatro cilindros confere-lhe uma vantagem clara para quem procura uma experiência próxima das desportivas de alta cilindrada.

Source: Kawasaki