A MV Agusta foi adquirida pelo grupo Pierer Mobility no início do ano, e agora com a crise na KTM AG a marca italiana foi afetada – com os austríacos a abrirem mão da mesma.

Esta sexta-feira, a MV Agusta partilhou uma nota de esclarecimento pública, em que se pode ler que tem toda a sua produção independente em Itália e em Varese:

Entre 2023 e 2024, 60 por cento da gestão da empresa foi renovada, com a adição de novos profissionais dos setores do motociclismo e automóvel, quer italianos, quer internacionais. Esta estratégia tornou a MV Agusta completamente independente em todas as suas operações. No que concerne ao produto, todas as fases acontecem internamente: desde o design inicial e definições de briefing, ao desenvolvimento dos protótipos a qualquer nível, todo o caminho para a industrialização e produção. Todos estes passos decorrem exclusivamente em Varese e no nosso Centro Stile MV Agusta. Tudo isto torna a MV Agusta numa realidade que pode orgulhosamente ser declarada verdadeiramente Made in Italy.

Também as operações comerciais estão localizadas em Varese, registando-se um crescimento anual de 116 por cento nas vendas de motociclos em junho – tendo sido também igualado em outubro o número de test rides recebidos em 2023. Um dos novos modelos lançados este ano, a Superveloce 1000 Serie Oro, está quase esgotada, havendo menos de 20 unidades disponíveis nos concessionários oficiais – que são 219 em vários países, e devem aumentar para 250 no próximo ano.
Do ponto de vista das peças suplentes, a MV Agusta diz ter alcançado um novo máximo de vendas, com 99 por cento de disponibilidade para os modelos produzidos nos últimos sete anos.

O momento é, pois, animador para o construtor, que deixou uma promessa quando a futura estrutura está a ser delineada: ‘As pessoas que tornaram possíveis estes resultados irão manter-se em Varese, e nada irá mudar no que toca às operações empresariais, uma vez que a propriedade nunca interferiu com elas. A situação atual da estrutura acionista ainda está a ser definida, com os acionistas a trabalharem juntos para determinarem a futura estrutura corporativa, almejando garantir que a MV Agusta continua a crescer, e alcança novos patamares como merece’.