A Ducati e a empresa de telecomunicações TIM formaram uma parceria no projeto «The Speed of Innovation» («Velocidade da Inovação») – que, através da Realidade Virtual, cria novas experiências aos visitantes do Ducati Museum.
Desenvolvido também com a colaboração da Qualcomm Technologies, o projeto permitirá aos visitantes do espaço envolverem-se no ambiente da garagem da Ducati Team no MotoGP, para além de explorar a história da Ducati 916.
Há duas experiências. Na primeira, os visitantes poderão viver os bastidores do Mundiald e MotoGP, através do acesso virtual a áreas habitualmente reservada ao staff da equipa – com a orientação do diretor de desporto, marketing e comunicação da Ducati Corse, Mauro Grassilli, e especialistas da Ducati. É uma experiência em ponto-de-vista 360º com qualidade de vídeo 8K.
Já na segunda, o visitante é levado a uma «sala maravilha» do museu da Ducati, podendo fazer uma «viagem» pela história da icónica Ducati 916 graças a uma coleção de imagens interativa, documentos históricos e de design (como os primeiros esboços da moto) e até revistas antigas.
Tudo isto é possível graças à cobertura da rede 5G de ondas milimétricas da Qualcomm Technologies e à plataforma de realidade aumentada TIM Enterprise Extended Reality.