Num país onde os seniores já representam cerca de 24% da população (dados do
Instituto Nacional de Estatística, 2024), a promoção do envelhecimento ativo e saudável, em casa e na comunidade, e a prevenção de situações de vulnerabilidade das pessoas com mais de 65 anos ganha cada vez mais relevância. É neste contexto que o BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam a 13.ª edição do Prémio Seniores, cujas candidaturas já se encontram abertas a instituições privadas sem fins lucrativos com planos de ação nesta área.

Com uma dotação total de 1,4 milhões de euros, esta distinção pretende apoiar iniciativas que melhorem a autonomia e a qualidade de vida dos seniores, favorecendo o seu bem-estar e inclusão. A atenção centra-se especialmente na prevenção da fragilidade física e social, na promoção da saúde e na valorização das relações interpessoais.

Em 2024, o Prémio Seniores financiou 39 projetos, beneficiando diretamente 2766 pessoas em situação de risco. Os programas vencedores incluíram tarefas em cuidados domiciliários, atividades culturais e artísticas, formação de cuidadores, literacia digital, saúde preventiva, redes de voluntariado e sessões terapêuticas.

Contas feitas, ao longo das doze edições anteriores regista-se um total de 365 projetos apoiados e um investimento global de cerca de 10,3 milhões de euros, proporcionando melhorias concretas a aproximadamente 75 mil seniores com necessidades acrescidas em todo o país.

Criada em 2018, aquando da entrada do BPI no grupo CaixaBank, a Fundação ”la Caixa” tem vindo a reforçar a sua presença em Portugal. Só em 2025, a fundação destina 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e divulgação científica, a educação, a cultura e o desenvolvimento sustentável — um investimento robusto que inclui o apoio continuado a diversas franjas da população e não só.

Os prémios que promovem a inclusão social beneficiaram mais de 18 mil pessoas em 2024

O Prémio Seniores integra os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2025 – uma iniciativa de apoio à inclusão social com um montante global de 5 milhões de euros, distribuído por quatro áreas de intervenção: Infância, Solidário, Seniores e Capacitar. Na edição de 2024, os quatro prémios permitiram apoiar 133 programas, com impacto direto na vida de mais de 18 mil beneficiários.

Desde 2010, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” já canalizaram mais de 37,3 milhões de euros para 1168 projetos, abrangendo mais de 231 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cada ação apoiada recebeu, em média, cerca de 32 mil euros.

As candidaturas à edição de 2025 do Prémio Seniores decorrem até 12 de maio. A seleção dos vencedores acontece em três fases: uma primeira de avaliação técnica, uma segunda de análise realizada por mais de 20 avaliadores voluntários do BPI, seguindo-se a decisão final do júri, presidido pelo sociólogo António Barreto.

Se a sua instituição desenvolve projetos inovadores que promovem o bem-estar e a autonomia da população sénior, aproveite o momento para obter apoio e ampliar o seu impacto. Todas as informações estão disponíveis em www.bancobpi.pt e www.fundacaolacaixa.pt. Consulte o regulamento e não deixe passar esta oportunidade de fazer a diferença.