O dia 15 de agosto é feriado religioso. A Igreja celebra a festa da Assunção de Nossa Senhora aos Céus. Esta é a data em que os cristão acreditam na elevação de Maria, mãe de Jesus Cristo, em corpo e alma à eternidade para junto de Deus. O calendário religioso marca, assim, o fim da vida terrena da Virgem Maria e a sua subida aos céus.
O Papa Pio XII definiu, a 1 de novembro de 1950, esta doutrina na constituição apostólica: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”
Foi com este líder da Igreja Católica que a data de 15 de agosto passou a fazer parte da lista de feriados nacionais em muitos países de maioria católica, onde esta celebração é assinada com um dia de descanso.
Em Portugal, cerca de dois anos mais tarde, António de Oliveira Salazar decretou que o dia 15 de agosto seria feriado nacional.
Em vários países de diferentes continentes este é um dia feriado de devoção a Maria, mãe de Jesus, uma das figuras mais veneradas pela religião católica.
Alemanha, Áustria, Bélgica, Chile, Colômbia, Croácia, Eslovênia, Espanha, Equador, França, Grécia, Líbano, Senegal, estes são alguns países onde, tal como em Portugal, é feriado nacional no dia da festa da Assunção de Nossa Senhora aos Céus.