
“Nos últimos 20 anos houve um enfraquecimento dos centros de competências, dos gabinetes onde se pensam as políticas”, diz a ex-ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva, que chegou a ter nas mãos a pasta da Administração Pública. Neste “Porque falha o Estado”, a conversa é com Susana Peralta, comentadora e professora universitária que algumas vezes foi chamada pelo Estado para ajudar a preparar decisões. E essa conversa é sobre as fragilidades da Administração que prejudicam todos.
“No Ministério da Saúde não há ninguém que tenha o planeamento da rede hospitalar, ou dos recursos humanos”, exemplifica Mariana Vieira da Silva, sublinhando que houve durante os últimos governos progressos na recomposição do Estado.
Porém, não faltam desafios, alguns em que as duas convidadas concordam: “Há aqui um tabu enorme, sobre a diferenciação salarial dos funcionários públicos, de acordo com as competências profissionais. Por exemplo, quem vai trabalhar IA para o Estado?”
Neste terceiro episódio de “Porque falha o Estado?”, passamos pelas carreiras “que nunca abrirão telejornais” e que precisam de atenção, pelos profissionais no Estado que não têm substitutos, pelo aperto constante das Finanças e pelos desafios do futuro — que já são bem presentes, por exemplo, nas escolas.
Aqui há consensos e divergências, mas nenhuma campanha. Siga connosco.
Se está farto de se queixar dos serviços públicos com poucos recursos ou mau funcionamento, das obras públicas que não avançam e dos problemas que nunca se resolvem, apesar dos impostos que paga, este podcast é para si. Numa série de conversas semanais, até às eleições legislativas, tentamos perceber em Porque Falha o Estado? as frustrações de quem esteve no centro dos governos. Oiça o novo podcast do Expresso, conduzido por David Dinis, no site do jornal, da SIC e da SIC Notícias.