
Os residentes de uma pequena comunidade em Michigan, nos EUA, juntaram-se para ajudar uma livraria local a mudar-se para o seu novo espaço, a um quarteirão de distância.
No domingo, 13 de abril, cerca de 300 voluntários formaram duas filas que ligavam a antiga e nova localização de Serendipity Books, uma livraria independente em Chelsea, Michigan. De mão em mão, os participantes passaram os livros de uma prateleira para a outra, garantindo que cada exemplar fosse colocado por ordem alfabética, sem necessidade de transportadoras.
"Foi uma mudança prática de transportar os livros, mas também uma forma de envolver todos na mudança", comentou Michelle Tuplin, proprietária da loja.
Voluntários de diferentes faixas etárias participaram no cordão humano, usando cachecóis e chapéus.
"Havia uma mulher de 91 anos. E também um pai com o filho de 6 anos", contou Tuplin à NBC Nightly News .
Segundo a proprietária, desde do momento em que a mudança foi anunciada, em janeiro, não faltaram pessoas dispostas a ajudar. "A cidade ficou agitada. Muita gente queria participar!", afirmou à Associated Press (AP).
Para Tuplin, foi uma oportunidade única de aproximar a comunidade aos livros. "Enquanto passavam os livros, as pessoas comentavam: 'Ainda não li este!' ou 'Esse é um ótimo livro', contou.
Em apenas duas horas, mais de 9.000 livros foram transferidos para o novo espaço, um processo que, sem a ajuda dos voluntários, teria demorado de dois a três dias e gerado altos custos, como Tuplin mencionou.
"Hoje a comunidade superou até os nosso sonhos mais loucos" , escreveu numa publicação do Instagram. "Em menos de duas horas, cerca de 300 de vocês moveram toda a nossa livraria para a nova loja. A nossa gratidão é indescritível. Obrigado, obrigado, obrigado!"
A nova Serendipity Books abrirá as suas portas daqui a duas semanas.