Um novo estudo da Universidade de Tulane, em Nova Orleães, nos EUA, sugere que limitar o consumo de café às horas da manhã pode trazer benefícios significativos para a saúde do coração e reduzir, assim, o risco de mortalidade. A investigação, publicada no European Heart Journal, analisou a relação entre o momento de consumo de café e a saúde cardiovascular.

O estudo, liderado pelo investigador Lu Qi, professor da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, envolveu 40.725 adultos do National Health and Nutrition Examination Survey, um programa de estudos que faz parte do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) - entre 1999 e 2018.

Os resultados mostraram que 36% dos participantes bebiam café apenas pela manhã, 16% consumiam café ao longo dia (manhã, tarde e noite) e 48% não bebiam café. Os participantes que bebiam café apenas no período da manhã apresentaram melhores índices: 16% apresentaram menor risco de morte por qualquer causa em comparação aos não consumidores e 31% demonstraram menor risco de morte por doenças cardiovasculares.

Em contraste, aqueles que bebiam café ao longo do dia não mostraram redução no risco de mortalidade em relação aos que não bebiam.

Os benefícios foram verificados entre os consumidores de café moderados, ou seja, que consomem dois ou três cafés por dia, ou excessivos (mais de três cafés).

Apesar de serem necessários mais estudos para perceber os mecanismos por detrás destes resultados, o responsável pela investigação sugere que consumir café à tarde ou à noite pode interferir com os ritmos circadianos e nos níveis de melatonina, hormona que regula o sono. Esta interferência, por sua vez, pode ter impacto nos fatores de risco cardiovascular, como a pressão arterial.

"É a primeira vez que um estudo analisa o momento de consumo de café e os resultados na saúde", explicou o Lu Qi. "As descobertas indicam que não é apenas a quantidade de café que importa, mas também a hora do dia em que ele é consumido", acrescentou.

Para quem gosta de café, a recomendação é clara: a hora a que bebe o café pode ser tão importante quanto a quantidade de cafés tomados por dia.