O Audi A6 Sportback e-tron estabeleceu um novo recorde como o modelo da marca dos quatro anéis mais aerodinâmico de todos os tempos, ostentando um coeficiente de arrasto (Cd) recorde de apenas 0,21.

Este recorde não apenas supera os valores históricos da Audi em matéria de design aerodinâmico, como lidera todo o Grupo VW no seu segmento. Igualmente impressionante, é o valor alcançado com A6 Avant e-tron que atinge um valor Cd de 0,24, tornando-o um líder na sua classe.

“Desde o início do projeto, demos grande importância à eficiência e à autonomia, e estabelecemos metas muito ambiciosas no que diz respeito ao A6 e-tron. Para ser sincero, no início, não tínhamos a certeza se conseguiríamos atingir os valores a que nos propusemos. Alcançar aquele último milésimo no valor de Cd é a parte mais difícil, mas, no final, superámos os nossos objetivos”, recorda Andreas Lauterbach, especialista em aerodinâmica.

Para o A6 e-tron, a equipa de desenvolvimento embarcou em um processo rigoroso envolvendo mais de 2800 simulações e inúmeras horas no túnel de vento para testar vários componentes.

“Por exemplo, as cortinas de ar são usadas para melhorar o fluxo de ar em torno da parte frontal do veículo. A moldura da entrada da cortina de ar sobressaía ligeiramente, o que prejudicava o fluxo de ar. Milímetro a milímetro, chegámos a um compromisso que, no final, funcionou para ambos os lados.” acrescentou Lauterbach. “Outro exemplo é a largura da via traseira. A nossa equipa gostaria que fosse mais estreita. Juntos, encontrámos uma solução que trouxe o melhor em termos de design, dimensões e aerodinâmica.”, lembrou Matteo Ghelfi, outro dos especialistas em aerodinâmica. “No que diz respeito à aerodinâmica, as molduras aero foram particularmente importantes. As arestas laterais de separação na traseira do A6 Avant e-tron permitiram alcançar uma estagnação do fluxo claramente definida. São significativamente maiores do que noutros modelos da Audi. Trabalhando no túnel de vento com os nossos colegas de design, analisámos cuidadosamente os argumentos de cada lado e esforçámo-nos por encontrar a melhor solução. O resultado é que só as molduras aero melhoraram a autonomia em 0,008, o equivalente a oito quilómetros. É uma vantagem significativa proveniente de um único detalhe de design.”

O Audi A6 Sportback e-tron e o A6 Avant e-tron não são apenas notáveis ​​pelas suas propriedades aerodinâmicas, mas também representam a visão da marca germânica para o futuro da mobilidade elétrica. Com design avançado e eficiência inovadora, estes modelos estão prontos para transformar as expectativas para veículos elétricos em termos de desempenho e impacto ambiental.