O Palmeiras bateu o Atlético Mineiro no sábado e chegou à sexta vitória seguida no campeonato brasileiro. A equipa de Abel Ferreira, que somou títulos atrás de títulos nos últimos anos, está a um ponto do líder Botafogo. Depois do jogo, o treinador português revelou um ‘segredo’ para a melhora exibicional dos jogadores.
“Posso dizer o que fiz? Agora como temos mais tempo, convidei-os a ver os filmes Divertida-mente 1 e 2. Pegarem nas namoradas e famílias e irem ver ao cinema. Conseguem perceber as emoções que temos dentro de nós e qual nos interessa ativar em determinados momentos. (…) Todos temos um capeta e um anjinho. A qual quero dar ouvidos? Digo isso aos jogadores, no jogo é igual.”
O filme, visto por 1.289.053 espectadores em Portugal até ao dia 22 de setembro, mostra as diversas emoções que vivem dentro da cabeça de uma menina, a Riley.
“Podemos jogar com as nossas emoções”
Abel Ferreira, treinador do Palmeiras desde 2020, disse que ele próprio - que por várias vezes revelou um 'temperamento explosivo’ durante os jogos - tenta utilizar as emoções em prol da equipa.
“Há momentos em que me interessa chegar aqui à imprensa e criar conflito. A outros em que não me interessa. Podemos jogar com as nossas emoções. Posso chamar a atenção para mim, para deixar os jogadores em paz, ou elogiá-los, como estou a fazer hoje.”
Portugueses em bom plano
Ao longo desta época, o Palmeiras sofreu duas duras eliminações - na Libertadores e na Taça do Brasil - mas tem apresentado melhores resultados nas últimas semanas. A 10 jornadas do fim do campeonato, a equipa está uma vez mais na luta pelo título.
O Botafogo, que lidera o ‘Brasileirão’ e está nas ‘meias’ da Libertadores, é orientado pelo também português Artur Jorge, que deixou o SC Braga em abril.