Em 2027, ano que marca o seu centenário, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood vai introduzir uma nova categoria na cerimónia de entrega dos Óscares. Anunciado esta quinta-feira, o novo galardão irá reconhecer o trabalho dos profissionais responsáveis pelo 'Stunt Design', ou seja, criadores/coreógrafos das cenas de ação realizadas por duplos de atores no cinema.

“Desde os primórdios do cinema, o 'Stunt Design' tem sido parte integrante da realização de filmes”, referem o Diretor Executivo da Academia, Bill Kramer, e a Presidente da Academia, Janet Yang, em comunicado.

As regras das categorias para a elegibilidade e votação serão anunciadas apenas em 2027, juntamente com o regulamento completo do 100.º aniversário da Academia.

Até à data, mais de 100 duplos integram o Ramo de Produção e Tecnologia da Academia.

Mas o que faz ao certo um 'stunt designer'?

Ao trabalhar de perto com o realizador e equipa de produção, é responsável por planear, coreografar e ensaiar as cenas protagonizadas pelos duplos dos atores em produções de cinema, televisão ou até mesmo teatro.

Um dos maiores impulsionadores desta nova categoria foi o diretor e produtor David Leitch, que dirigiu filmes como "The Fall Guy" (2024), "Bullet Train" (2022) ou "Deadpool 2" (2018).

“Os 'stunt designers' são os arquitetos criativos por detrás das cenas de luta, das quedas de altura e muito mais, e merecem ser reconhecidos pela liderança criativa das suas contribuições”, referiu o diretor durante o lançamento de "The Fall Guy", citado pelo TheWrap .

David Leitch começou como duplo e mais tarde tornou-se 'stunt designer' até que fundou a sua própria produtora, a 87North Productions.

"The Fall Guy" celebra a profissão de duplo

Protagonizado por Ryan Gosling e Emily Blunt, "The Fall Guy" celebra a profissão de duplo que, normalmente, tem como objetivo ser 'invisível' aos olhos dos espectadores.

Neste filme Ryan Gosling interpreta a personagem 'Colt Seavers', um duplo de atores que sofre um acidente durante as filmagens de um filme e vê-se obrigado a abandonar a profissão (por pouco tempo).