
Um adolescente de 14 anos foi detido pelas autoridades da Áustria por planear um ataque à Estação do Oeste de Viena, no dia 10 de fevereiro. Durante uma busca domiciliária, a polícia encontrou elementos que indicam ligações ao Daesh, informou esta quarta-feira a agência de notícias austríaca APA.
A polícia terá encontrado planos detalhados para o ataque à estação ferroviária e duas facas, para além de vários materiais que indicam que o adolescente seria "um defensor do Daesh". O jovem também teria na sua posse um plano para a fabricação de bombas.
De acordo com aimprensa austríaca, o rapaz teria como objetivo matar várias pessoas. As autoridades, que começaram a monitorizar a atividade do jovem na internet depois de ter descarregado "material relevante", foram a tempo de travar o ataque.
O ponto de partida para a investigação terá sido uma informação enviada à Direção de Proteção e Inteligência do Estado de que um apoiante de uma organização terrorista tinha espalhado histórias e vídeos com ideias islâmicas em vários perfis do TikTok.
A detenção é divulgada quatro dias depois de um ataque com faca na cidade de Villach, no sul da Áustria. No passado sábado, um jovem sírio de 23 anos matou um adolescente e feriu cinco pessoas. As autoridades dizem que o homem se radicalizou depois de assistir a vídeos do Daesh nas redes sociais.