Alex Salmond, antigo primeiro-ministro da Escócia, morreu aos 69 anos de idade, avançam a BBC e o “Guardian”. Perdeu os sentidos após um discurso na Macedónia do Norte, este sábado.
O emblemático político foi o arquiteto e uma das vozes mais relevantes da campanha do referendo pela independência da Escócia, realizado a 18 de setembro de 2014.
Salmond foi primeiro-ministro da Escócia entre 2007 e 2014. Deixou o cargo precisamente depois de não ter conseguido garantir o “sim” no referendo de 2014, passando a liderança do Governo de Edimburgo para a sua vice, Nicola Sturgeon. O projeto de independência foi chumbado com a vitória do "não", com 55% dos votos.
Em 2021, o antigo primeiro-ministro lançou um partido pró-independência. Um ano antes, Boris Johnson, então primeiro-ministro da Grã-Bretanha, tinha negado o pedido para fazer um novo referendo sobre a independência da Escócia.
A líder do Partido Trabalhista, Anas Sarwar, já veio sublinhar que Alex Salmond foi "uma figura central [na política da Escócia] por mais de três décadas".