A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a atividade de cinco padarias só “durante o mês de outubro” devido ao incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene.
O encerramento resulta de uma “operação de fiscalização realizada a nível nacional” e direcionada a indústrias de panificação e pastelaria com o objetivo de verificar as “matérias-primas, rotulagem, rastreabilidade de produto, condições de armazenamento e acondicionamento, condições de higiene e temperatura dos veículos de transporte de pão, produtos de pastelaria e produtos afins do pão/padaria fina”.
Dos “86 operadores económicos” fiscalizados foi suspensa a atividade de cinco operadores económicos nos concelhos da Amadora, Braga, Covilhã, Mogadouro e Montalegre, revela a ASAE, e instaurados 40 processos de contraordenação.
A ASAE viasa que “continuará a desenvolver ações de fiscalização (…) em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.