O anúncio foi feito pela NASA este sábado. A tripulação da nave Starliner da Boeing vai regressar a Terra na primavera do próximo ano com a missão Crew-9 da SpaceX.
Os dois astronautas estão 'presos' no espaço desde junho depois de terem sido detetados vários problemas no funcionamento da nave Starliner da Boeing.
“Após uma análise exaustiva por parte de peritos de toda a agência (…) os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams deverão regressar à Terra na próxima primavera a bordo da Crew-9”, anunciou a NASA.
A nave Starliner também regressará a Terra, já no início de setembro, sem tripulação, para que a NASA e a Boeing possam recolher os dados necessários.
“Os voos espaciais são arriscados, mesmo nos mais seguros e rotineiros. Um voo de teste, por natureza, não é seguro nem rotineiro. A decisão de manter Butch e Suni a bordo da Estação Espacial Internacional e trazer o Starliner da Boeing para casa sem tripulação é o resultado do nosso compromisso com a segurança”, explicou o administrador da NASA, Bill Nelson.
O regresso dos dois astronautas a Terra deverá acontecer na primavera de 2025, a bordo de uma nave Dragon da SpaceX, na sequência da missão da Crew-9.
A missão Crew-9, originalmente programada para ser cumprida com quatro tripulantes, devera será lançada no final de setembro e apenas com dois astronautas, para permitir o regresso de Butch e Suni.
O que aconteceu com a nave Starliner?
A NASA e a Boeing identificaram fugas de hélio e problemas com os propulsores de controlo da nave a 6 de junho, quando a Starliner se aproximava da Estação Espacial Internacional. A missão, que deveria ter durado apenas oito dias, acabou por se estender vários meses.
Apesar dos sucessivos testes e análises aos dados da nave, a incerteza e falta de concordância entre peritos impossibilitou o regresso a Terra em segurança.