Uma criança de nove anos, filha de pais portugueses naturais da Madeira, é a terceira vítima mortal resultante do ataque com uma faca em Southport, em Inglaterra. A informação foi confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros ao Correio da Manhã, garantindo ao jornal português que a vitima tem nacionalidade portuguesa. Na sua conta no X (ex-Twitter), o primeiro-ministro Luís Montenegro reagiu à notícia apresentando as “sentidas condolências à família”.
O ataque de segunda-feira, protagonizado por um jovem de 17 anos que foi prontamente detido, já provocara a morte de outras duas crianças, contabilizando-se ainda alguns feridos graves, que se encontram hospitalizados.
O adolescente vivia numa localidade a cerca de oito quilómetros do local do ataque, segundo a polícia de Merseyside. Testemunhas descreveram, na altura, ter visto crianças ensanguentadas a fugir de um centro comunitário onde estava a decorrer um evento de dança e ioga para crianças dos seis aos 11 anos. Um anúncio do evento prometia "uma manhã de ioga, dança e fabrico de pulseiras com a temática de Taylor Swift".
O primeiro-ministro, Keir Starmer, considerou o ataque "horrendo e profundamente chocante".