O 'Roblox' nasceu em 2006, mas foi nos últimos anos que se tornou mais popular entre crianças e adolescentes. No entanto, esta plataforma onde é possível construir avatares personalizáveis e mundos virtuais interativos, está a preocupar os progenitores.

De acordo com o The Guardian, a empresa responsável tem sido alvo de várias queixas devido a relatos de que os jovens são abordados por estranhos e expostos a conteúdos impróprios.

“Descobrimos que um homem da Índia o tinha abordado no Roblox e o tinha treinado para contornar os nossos controlos de segurança na Internet”, revelou o pai de uma criança, citado pelo jornal britânico .

Segundo o mesmo progenitor, o filho de 10 anos foi ainda persuadido a enviar fotografias e vídeos comprometedores de si próprio. Outro caso semelhante envolve uma menina de nove anos que passou a ter ataques de pânico depois de assistir a conteúdo sexual enquanto jogava Roblox.

A criação de avatares personalizáveis é uma das funcionalidades disponíveis na plataforma Roblox.
A criação de avatares personalizáveis é uma das funcionalidades disponíveis na plataforma Roblox. picture alliance / GETTY IMAGES

Uma investigação, a que The Guardian teve acesso, revelou “algo profundamente perturbador ... uma desconexão preocupante entre a aparência amigável para crianças do Roblox e a realidade do que as crianças experimentam na plataforma”.

A agência Revealing Reality, que esteve envolvida na investigação, criou várias contas 'falsas' que simulavam utilizadores na casa dos cinco, nove, 10, 13 e acima dos 40 anos. Os avatares interagiam apenas entre si, de forma a evitar que fossem influenciados.

Conteúdo sexual e interações não vigiadas entre adultos e crianças

No final do ano passado, a empresa responsável pelo Roblox alterou as definições do jogo para que crianças com menos de 13 anos não pudessem enviar mensagens privadas a outros jogadores.

No entanto, cada conta criada pela Revealing Reality revelou vários perigos a que os jovens estão expostos:

  • Utilizador com cinco anos - Facilidade em comunicar com adultos sem que a idade seja verificada.
  • Utilizador com 10 anos - Acesso a “ambientes altamente sugestivos” e com conteúdo sexual; Acesso a 'chats de voz' de outros utilizadores onde era possível ouvir sons de cariz sexual.
  • Utilizador com mais de 40 anos - Pedir os dados de acesso da rede social Snapchat a uma criança de cinco anos;

A empresa reconhece que existem "utilizadores mal-intencionados na internet", mas que essa é uma "questão que ultrapassa a Roblox e que tem de ser resolvida através da colaboração com os Governos e de um compromisso de toda a indústria para com medidas de segurança fortes em todas as plataformas”.

O Roblox está disponível para smartphone, computador e consolas Xbox e Playstation.